Blogs Portugal

Siga por Email

Sinopse: A obra "O Cavaleiro da Dinamarca", de Sophia de Mello Breyner Andresen, é uma narrativa infanto-juvenil que procura traçar o percurso de um Cavaleiro dinamarquês que, deixando a sua família, enceta uma peregrinação à Terra Santa. A narrativa conta-nos as peripécias dessa viagem, bem como o seu regresso ao lar.

Nota: Lido para a #MLVerão2017 na categoria de Livro Lido num Dia.

Opinião: Tal como A Menina do Mar, O Cavaleiro da Dinamarca foi um, de uma lista interminável de livros de leitura obrigatória. Na escola, as aventuras do cavaleiro dinamarquês foram avaliadas ao pormenor, retirando qualquer prazer à leitura. Agora, anos mais tarde, uma maratona levou-me a relê-lo. Uma leitura de uma hora, rápida que me fez voltar atrás no tempo. Uma prosa simples, mas repleta de aventuras, tão diferente de A Menina do Mar. Posso dizer com toda a confiança que apreciei muito mais a leitura deste livro. A complexidade dentro da simplicidade - se é que tal faz sentido, - deixaram-me encantada e as histórias dentro da história levaram-me a sorrir em alguns pontos, principalmente com as aventuras de Dante no mundo para lá deste e dos portugueses que desvendavam as águas para lá da Europa. 
Com O Cavaleiro da Dinamarca fui surpreendida com o final, pois à medida que a acção chegava ao fim e as aventuras diminuíam, dei por mim novamente sentada na sala de aulas a recordar o abeto gigante que o cavaleiro tinha à porta da sua casa e a forma como ele o guiava de volta para os seus familiares. Lembrei-me da conclusão de uma história à qual não dediquei nenhuma atenção em pequena e isso deixou-me com um sorriso nos lábios pois afinal no meio de toda a minha desatenção, recordei a parte realmente importante. A luz que o guia de volta a casa. O motivo pelo qual as luzes se acendem no dia de natal. 


2 Comentários

  1. Olá Raquel,
    Já li este livro faz algum tempinho. Recordo que gostei muito de o ler.
    Gostei da tua opinião. Adorei teres colocado os outros livros desta coleção, pois eu sou fã dela.
    Beijinhos e continuação de excelentes leituras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pelo comentário :) Sim, decidi colocar apenas os livros infantis e penso que ainda falta um!
      Como se vê, também gostei muito de o ler!
      Beijinhos!!!

      Excluir

Tens uma opinião? 3,2,1 GO