Blogs Portugal

Siga por Email

Sinopse: Estes são dias negros para Robert Baratheon, rei dos Sete Reinos. Do outro lado do mar, uma imensa horda de selvagens começa a formar-se com o objectivo de invadir o seu reino. À frente deles está Daenerys Targaryen, a última herdeira da dinastia que Robert massacrou para conquistar o trono. E ainda mais perto, na Corte, as conspirações continuam e o rio entre as várias Casas aumenta... 

Opinião: A Guerra dos Tronos de George R. R. Martin é uma história complexa, dominada pelas intrigas políticas, por mentiras e por jogos de poder e, neste primeiro volume de A Muralha de Gelo, que culmina com a ida de Robb em direcção às hostes de Tywin e Jamie Lannister e o aprisionamento de Eddard Stark vemos em primeira mão o acontecimento catalisador que vai colocar Westeros em movimento. Neste primeiro volume de dois vi, pela primeira vez, a evolução de algumas das personagens como Jon Snow, Arya e Robb Stark, assim como de Daenerys Targaryen. A voz que George R. R. Martin usa para cada interveniente é de tal modo única que é - agora - fácil de compreender as diferentes motivações, personalidades e passado. 
O que não mudou, no entanto, foi o número de personagens que ainda se misturam no meu imaginário. Para além do núcleo principal, os Lords e as Ladys, acabam por se tornar uma única personagem grande e de rosto cinzento. Alguém cujos traços e personalidade sou incapaz de reconhecer. Mas, ao mesmo tempo, George R. R. Martin criou um mundo de personagens substanciais e de acontecimentos de tal modo perfeitamente descritos que por, uma fracção de segundo, quase que acredito que Westeros é um local real que faz parte da nossa história enquanto humanidade. 
A Muralha de Gelo - Vol. I de II, foi uma leitura que consegui aproveitar. Pela primeira vez, senti-me mais à vontade com as descrições, com os protagonistas e com os acontecimentos e, apesar de ainda haver momentos em que tudo culmina num único borrão de tinta, dei por mim a gostar muito mais. Mantenho a minha opinião de que a leitura de A Guerra dos Tronos não é para toda a gente mas, a história certamente o é. 

Outros títulos da colecção
*A Guerra dos Tronos - Volume I  - adaptação televisiva: aqui
*A Guerra dos Tronos - Volume II - adaptação televisiva: aqui
*A Muralha de Gelo - Volume I  - adaptação televisiva: aqui
*A Muralha de Gelo - Volume II - adaptação televisiva: aqui
*A Fúria dos Reis 
*O Despertar da Magia 
*A Tormenta de Espadas
*A Glória dos Traidores
*O Festim dos Corvos
*O Mar de Ferro
*A Dança dos Dragões
*O Reino do Caos 
*The Winds of Winter (2017/2018)
*A Dream of Spring (sem previsão de data)


Deixe um comentário

Tens uma opinião? 3,2,1 GO