Blogs Portugal

Siga por Email


Opinião: Harry Potter e a Ordem da Fénix é, na mais simples das palavras, um filme confuso. Não há palavras suficientes para descrever o quão longe está do seu material original. É claro que, sendo uma série amada mundialmente é obrigada a seguir alguns requisitos quanto à fidelidade do material mas, sendo uma adaptação cinematográfica está, consequentemente, limitada pelo tempo e, por isso, histórias secundárias como as de Neville, Snape, Lily e James, até mesmo de Petúnia, morrem no conjunto de imagens que são obrigatórias.
Não há retorno destas perdas. Elas não aparecem. Não há uma reacção dos Dursleys. Não há uma explicação por parte de Dumbledore, o grande clímax do filme é meramente a luta entre os dois maiores feiticeiros de todos os tempos, não as mortes ou as descobertas que se desvendam lentamente ao longo das duas horas de filme. Não há uma explicação para muita coisa e, como espectadores, somos deixados à deriva.
No entanto, ao mesmo tempo, Harry Potter e a Ordem da Fénix tem uma componente emocional muito forte, seja nos laços criados entre amigos, seja no amor familiar. O amor é, como no livro, um dos elementos que mais se realça e, dos oito filmes, a força que Harry usa para enfrentar a presença do Senhor das Trevas, as imagens de filmes anteriores, são, de tal modo poderosas, nostálgicas, mágicas que, por uma fracção de segundo, esquecemos as falhas da adaptação porque naquele momento, sabemos sobre o que Harry Potter realmente é. Amor. Amizade. Lealdade. Coragem.
Em Harry Potter e a Ordem da Fénix, o primeiro dos últimos quatro filmes mais negros, os personagens crescem e nós crescemos com eles. As diferenças são notórias no modo de agir e, pela primeira vez, tudo se compõe. A verdade está exposta e com ela, a magia. Para mim, é o primeiro filme onde os efeitos especiais são verdadeiramente fantásticos. Uma beleza para os olhos comuns. O aparecimento de novos personagens como Luna ou Dolores, dois pólos completamente opostos, assim como Tonks ou Bellatrix, ajudam a completar o quadro daquilo que será o fim de uma série que marcou uma geração.



Outros títulos da colecção
*Harry Potter e a Pedra Filosofal - adaptação cinematográfica: aqui
*Harry Potter e a Câmara dos Segredos - adaptação cinematográfica: aqui
*Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban - adaptação cinematográfica: aqui.
*Harry Potter e o Cálice de Fogo - adaptação cinematográfica: aqui
*Harry Potter e a Ordem da Fénix - adaptação cinematográfica: aqui
*Harry Potter e o Príncipe Misterioso - adaptação cinematográfica: aqui
*Harry Potter e os Talismãs da Morte - adaptação cinematográfica aqui e aqui
*Harry Potter and the Cursed Child

*Os Contos de Beedle, O Bardo

*Monstros Fantásticos e Onde Encontrá-los - adaptação cinematográfica aqui.
*Quidditch Através dos Tempos

Outros livros da autora
*Morte Súbita
*Very Good Lives



Por Raquel Pereira

Deixe um comentário

Tens uma opinião? 3,2,1 GO