Blogs Portugal

Siga por Email



Opinião: Em Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban é onde as mudanças começam finalmente a acontecer. Para além da tonalidade do filme se tornar cada vez mais negra, a própria mudança de um dos elementos principais - Albus Dumbledore, - deu ao filme uma forma completamente diferente das duas primeiras adaptações. A própria energia da narrativa é o oposto. Hogwarts muda radicalmente, mas ao mesmo tempo, continua familiar. As cores são diferentes. Há uma leveza que devia ter existido desde o primeiro filme mas, ao mesmo tempo, um peso pelo poder do enredo que agora se desforma e se desloca para formar aquilo que vamos conhecer como a força do bem. A música é inspiradora e leva-nos para um tempo e um espaço diferente. Mágica
A cada minuto que passa, somos arrastados para uma montanha-russa de revelações e é a primeira adaptação onde - ainda que muito mal trabalhada, na minha opinião, uma das maiores falhas de todos os filmes, - Lily e James quase que se tornam personagens reais aos nossos olhos. Há amigos e rivais que surgem nas magníficas, repito, magníficas interpretações de Gary Oldman e David Thewlis como Sirius Black e Remus Lupin.  
Em Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban as mudanças são visíveis para lá dos efeitos, da narrativa , da nova Hogwarts e das novas personagens. Os actores, crescem e maturam. É o filme - até agora, - onde o contacto é mais pronunciado, onde o dar a mão, o abraçar, se torna algo comum que solidifica a amizade que existe entre os três personagens principais. É claro que há mudanças e, ao contrário do que acontece com as duas adaptações anteriores é o primeiro filme onde grande parte das mudanças que existiram não são do meu agrado. Há algo que falta. A sensação de que podia ser melhor, do que o que realmente foi. Há peças que foram deixadas de fora mas que são importantes para o completar do puzzle. Não que fossem essenciais para a compreensão, ou para aumentar a magnificência da história mas, importantes para aqueles que, como eu, estão mais do que familiarizados com os livros. 



Outros títulos da colecção
*Harry Potter e a Pedra Filosofal - adaptação cinematográfica: aqui
*Harry Potter e a Câmara dos Segredos - adaptação cinematográfica: aqui
*Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban - adaptação cinematográfica: aqui.
*Harry Potter e o Cálice de Fogo - adaptação cinematográfica: aqui.
*Harry Potter e a Ordem da Fénix - adaptação cinematográfica: aqui
*Harry Potter e o Príncipe Misterioso - adaptação cinematográfica: aqui
*Harry Potter e os Talismãs da Morte - adaptação cinematográfica aqui e aqui
*Harry Potter and the Cursed Child

*Os Contos de Beedle, O Bardo

*Monstros Fantásticos e Onde Encontrá-los - adaptação cinematográfica aqui.
*Quidditch Através dos Tempos

Outros livros da autora
*Morte Súbita
*Very Good Lives



Por Raquel Pereira

Deixe um comentário

Tens uma opinião? 3,2,1 GO