Blogs Portugal

Siga por Email


Opinião: Para a maior parte dos filmes que se tratam de adaptações de livros que conheço muito bem, a minha mente cria uma imagem vívida daquilo que vou experienciar no grande ecrã e, desde os primeiros minutos sou capaz de detectar as diferenças, por mais mínimas que fossem. Harry Potter e o Cálice de Fogo é, para mim, um livro/filme especial porque foi o primeiro livro a que, por uma mera coincidência - grande - , tive acesso. Para além disso, foi o primeiro filme do pequeno feiticeiro que fui ver no seu dia de estreia e, por mais que conheça a história e que repare nas diferenças, para mim este quarto filme roça, quase completamente, aquilo que imaginei.
Em cada nova adaptação há uma coisa nova. No primeiro filme, foi, uma apresentação ao novo mundo. No segundo, o medo instalou-se pela primeira vez e a morte parecia surgir em cada esquina. No terceiro, as relações desenvolveram-se, forjando-se a ferro e fogo. Nesta quarta adaptação foi a primeira vez onde, o ano escolar não se desenvolveu normalmente, onde desde o período, ainda antes de começar a escola, os acontecimentos desenrolaram-se à velocidade da luz, onde não é preciso esperar pelo aproximar do verão para termos acesso a cenas rodeadas de cores e de pura adrenalina. E, é o primeiro filme onde, J.K.Rowling nos dá uma sensação de perigo, de que talvez as nossas personagens favoritas possam não sobreviver aos anos seguintes. A morte que, de forma ardilosa se manteve afastada de Hogwarts, atingiu-a em cheio na forma de Cedric Diggory.
Para muitos, Harry Potter e o Cálice de Fogo é o filme onde tudo muda. Lord Voldemort regressou. E, cada uma das cenas, do clímax do filme, foi maravilhosamente bem feito e Ralph Fiennes é apenas fantástico no papel do Senhor das Trevas e a forma como se deixa incorporar no papel de Tom Riddle é para lá de extraordinário. Esperamos quatro filmes/livros por este momento. Um momento que sabíamos que ia chegar. O principio do fim.



Outros títulos da colecção
*Harry Potter e a Pedra Filosofal - adaptação cinematográfica: aqui
*Harry Potter e a Câmara dos Segredos - adaptação cinematográfica: aqui
*Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban - adaptação cinematográfica: aqui.
*Harry Potter e o Cálice de Fogo - adaptação cinematográfica: aqui.
*Harry Potter e a Ordem da Fénix - adaptação cinematográfica: aqui
*Harry Potter e o Príncipe Misterioso - adaptação cinematográfica: aqui
*Harry Potter e os Talismãs da Morte - adaptação cinematográfica aqui e aqui
*Harry Potter and the Cursed Child

*Os Contos de Beedle, O Bardo

*Monstros Fantásticos e Onde Encontrá-los - adaptação cinematográfica aqui.
*Quidditch Através dos Tempos

Outros livros da autora
*Morte Súbita
*Very Good Lives



Por Raquel Pereira

Deixe um comentário

Tens uma opinião? 3,2,1 GO