OpiniãoLembro-me que, aquando a leitura, fiquei absolutamente maravilhada com o mundo criado pelo autor, Ransom Riggs e a simples ideia de que havia um conjunto de crianças enclausuradas numa ilha quase deserta com características peculiares atraiu-me quase tanto como as fotografias que marcavam a leitura de tantas em tantas páginas. A verdade é que adoro o peculiar pelo que Ransom Riggs criou o livro perfeito. Mas, quando houve a notícia de que iria, efectivamente, haver uma adaptação cinematográfica, fiquei imediatamente de pé atrás, ainda traumatizada pelas experiências de Insurgente e mais tarde de Convergente, no entanto, ao entrar na sala de cinema, passados alguns minutos, deixei os meu receios de parte.
A verdade é que as semelhanças são muitas e, vendo através de uma perspectiva distante, visto que li o livro há alguns meses, está parecido com o que visionei na minha mente. Os personagens assemelham-se ao transcrito bem, excepto duas. Emma e Olive. Seria impossível escrever uma opinião sem falar do "elefante na sala". Uma troca que me deixou de tal modo confusa que dei por mim a tentar perceber o que raio se tinha passado e, apesar do talento de cada um dos actores na sua interpretação, nomeadamente Asa como Jacob e Eva Green como Senhora Peregrine, sempre que Olive/Emma aparecia, só conseguia pensar:
Devias ter oito anos, estás na capa do livro, porque é que és o interesse amoroso?
Qual é o propósito desta mudança?
O Lar da Senhora Peregrine para Crianças Peculiares é - obviamente - um filme adequado para o director visionário Tim Burton, no entanto, admito que apesar de ter gostado - bastante - não senti os calafrios que me atravessaram com a leitura, ou a negritude que envolvia cada uma das personagens. Os efeitos especiais estavam bem, apesar de não serem muito realistas, havendo um claro exagero. Havia demasiada cor e, mesmo nos piores momentos, demasiado humor. Para ser completamente honesta, esperava algo mais negro e assustador.
Outros livros da colecção: 
*Cidade Sem Alma
*Library of Souls


Deixe um comentário

Tens uma opinião? 3,2,1 GO