Blogs Portugal

Siga por Email


Sinopse: Quando Sophia Danko conhece Luke, algo dentro dela muda para sempre. Luke é muito diferente dos homens ricos e privilegiados que a rodeiam. Através dele, Sophia conhece um mundo mais genuíno e puro do que o seu, mas também mais implacável. Ela tem uma vida protegida. Ele vive no limite. À medida que se descobrem e apaixonam, Sophia encara a possibilidade de um futuro diferente do que tinha imaginado. Um futuro que Luke tem o poder de reescrever... se o segredo que o atormenta não os destruir a ambos. 
Não muito longe, algures numa estrada escura, um desconhecido está em apuros. Ira Levinson tem 90 anos e acabou de sofrer um acidente de carro. Ao tentar manter-se consciente, Ira sente a presença de Ruth, a sua mulher que morrei há 9 anos, materializar-se a seu lado. Ela encoraja-o a lutar pela vida, relembrando a história de amor que os uniu. Ira sabe que Ruth não pode estar no carro com ele, mas agarra-se às suas delciadas memórias, revivendo as tristezas e alegrias que definiram a sua paixão. Ira e Ruth. Sophia e Luke. Dois casais com pouco em comum, cujas vidas vão cruzar-se com uma intensidade inesperada nesta celebração do poder do amor e da memória. 

Book Trailer: 




Opinião: Nos últimos meses, desde Janeiro, pelo menos, alternei entre livros com reis e rainhas, extraterrestres, semi-deuses, manipuladores, encantadores, entre outros. O elo em comum eram a fantasia, pelo que nunca pensei que iria ser capaz de terminar Uma Vida a Teu Lado num único dia. Tinha a noção de que podia ser difícil entrar no "mundo real" quando estive, desde Janeiro, em mundos completamente diferentes. Mas lá está, dei verdade às palavras que costumo atirar às pessoas quando elas me perguntam que livros é que gosto de ler: quando um livro é bom, não importa o género. Por alguma razão, esqueci-me disso. 
Os livros de Nicholas Sparks são previsíveis no que toca às relações amorosas, mas nunca em relação ao desfecho, no entanto, consegui perceber, desde o início, o que ia acontecer, e de que forma é que as linhas entre as vidas de Ira e Ruth, e de Sophia e de Luke iriam tocar-se. Não é difícil de chegar lá, mas a viagem não deixa de valer a pena. 
A escrita de Nicholas Sparks é o que impulsiona a leitura porque tem uma capacidade invejável de transpôr para o papel emoções. É fácil, fazer um trabalho descritivo, mas quando se trata de transcrever e, mais importante, fazer o leitor SENTIR é algo que não é para qualquer um e ele faz isso de forma belíssima. 
Uma Vida a Teu Lado não é o livro que mais me arrebatou, em termos emocionais, ao contrário de A Melodia do Adeus, Dear John ou As Palavras que Nunca te Direi, mas é, para mim, um dos melhores livros de Nicholas Sparks pela história e pela dimensão dos personagens. Não há apenas uma linha temporal, há várias. Temos Luke e Sophia, uma relação nova, entre dois jovens, mas temos toda uma vida pela perspectiva de Ira que viveu a sua juventude durante a II Guerra Mundial, um período que me intriga e choca pelos motivos óbvios. Mas ao mesmo tempo que há o desenvolvimento de um novo amor e o recordar de um amor antigo e presente, há menção às dificuldades do que é envelhecer, mas igualmente dificuldades do que é crescer e enfrentar o mundo adulto e real. 
Uma Vida a Teu Lado pode ser visto através de mil perspectivas e acho que isso é metade da magia do livro. Não há realmente momentos aborrecidos há sim muitos momentos de introspecção. A minha perspectiva favorita foi a de Ira, seguida da de Luke e por fim Sophia. Isto porque a vida de Sophia roda em torno de algo que me é familiar: faculdade, amigas, ex-namorados, namorado, perspectivas de futuro assustador; enquanto que a de Luke ou Ira são completamente desconhecidas. Mas não deixa de ser uma perspectiva profunda, por vezes divertida, outras fútil, mas que me proporcionou aquele calorzinho de familiaridade. 




Outros títulos do autor
*Uma Viagem Espiritual
*O Diário da Nossa Paixão
*As Palavras que Nunca te Direi
*Um Momento Inesquecível - adaptação cinematográfica: aqui
*Corações em Silêncio
*Uma Promessa para Toda a Vida
*O Sorriso das Estrelas
*Laços que Perduram
*A Alquimia do Amor
*Três Semanas com o meu Irmão
*Quem Ama Acredita
*À Primeira Vista
*Uma Escolha por Amor
*Juntos ao Luar
*Um Homem com Sorte
*A Melodia do Adeus
*Um Refúgio para a Vida
*Dei-te o Melhor de Mim
*Uma Vida a Teu Lado - adaptação cinematográfica: aqui
*No Teu Olhar 


Por Raquel Pereira

Um Comentário

Tens uma opinião? 3,2,1 GO